A telemedicina é uma estratégia relativamente nova e muito eficiente para o atual momento de pandemia pois ela tem o intuito de cuidar de seus pacientes a distância, através da troca de informações entre o profissional e o paciente.

Existem alguns processos de telemedicina que são considerados principais atualmente e são eles a teleconsulta, o telemonitoramento, telediagnósticos, telelaudos e até telecirurgias.

É importante ressaltar que por longos anos a medicina foi praticada a partir de um padrão no qual o paciente agenda sua consulta, vai ao consultório e lá é atendido pelo médico.

Entretanto, com a grande evolução da tecnologia nos últimos anos esse modelo pode ser modificado trazendo mais comodidade e praticidade para as duas consultas medicas.

Através desse novo método é possível que os serviços sejam passados de forma muito mais ampliada e ainda permite que caso ocorra alguma dúvida ou haja a necessidade de alguma segunda opinião, é possível utilizar de estratégias como e-mail, vídeo conferencia, áudio e todo os métodos que a tecnologia tem a oferecer.

Devido a toda essa praticidade as consultas e tratamentos podem se tornar muito mais viáveis e rápidas garantindo de forma satisfatória a qualidade que o paciente necessita.

O que significa de fato telemedicina?

Como tele é uma palavra de origem grega que significa distância. O significado da palavra telemedicina é muito fiel a estratégia que o método prega. Pois esta é uma forma de realizar medicina de modo que os serviços ofertados sejam disponibilizados remotamente, graças ao grande avanço tecnológico.

A partir daí é possível perceber que os cuidados necessários que feitos de forma muito mais facilitada devido a assistência médica remota, onde os pacientes conseguem as orientações medicas necessárias sem precisar ir a um hospital ou clínica.

Esse modelo de medicina utiliza de plataformas online que devem ser acessadas por um computador, tablet e até smartphone. Dessa forma a consulta é realizada de forma muito mais rápida e eficiente mesmo que a distância.

Essa estratégia surgiu principalmente por conta do grande avanço tecnológico que vem acontecendo ao longo dos anos devido ao aprimoramento dos recursos digitais, dessa forma garantindo toda estrutura para esse modelo de medicina tão diferenciado.

Outra tática muito interessante oferecida por esse método é que ele permite ainda que você tenha o recurso de monitoramento dos parâmetros fisiológicos como pressão arterial e frequência cardíaca,

Essa estratégia permite que qualquer desnível seja detectado de forma muito mais rápido, causando maior segurança e prevenindo qualquer problema que um desnível elevado possa causar.

Utilizar deste método portanto reflete em uma melhoria significativa para o seu acompanhamento médico aumentando assim seus cuidados com sua saúde. Dessa forma é possível ainda agilizar o processo de atendimento e aumentar o número de pessoas que tem acesso a um profissional de saúde capacitado.

Um fato importantíssimo é que a telemedicina ao contrário do que muitos pensam não veio para substituir ou competir com a medicina tradicional, pelo contrário.

Na verdade, esse modelo revela um grande avanço e veio para complementar o modelo de medicina tradicional que ainda será fundamental para certos tipos de casos.

Devido a esse atual momento que vivemos, onde o mundo se encontra passando por uma pandemia de coronavírus o uso da telemedicina se mostrou muito útil, já que as pessoas devem praticar o distanciamento social e o atendimento a distância segue essa prática.

Como esse modelo de telemedicina funciona?

Esse modelo de medicina a distância vem sendo utilizados desde a década de 50 e vem evoluindo muito juntamente com a tecnologia e os meios de comunicação ao longo desses anos.

Esse avanço vem permitindo que o contato entre os profissionais de saúde e os pacientes seja cada vez mais facilitado, criando cada vez mais uma relação mais próxima e eficiente para a saúde do paciente.

Todos os meios de comunicação utilizados atualmente que trazem a informação na palma da sua mão de forma muito rápida tornam esse método cada vez mais usual e muito prático.

atualmente a telemedicina é um conjunto de práticas que utilizam da tecnologia e da internet para garantir as melhorias de todo o processo clinico do atual sistema de saúde.

Como já foi dito, todos esses recursos tecnológicos permitem um atendimento muito mais rápido e eficiente de forma que os atendimentos clínicos se tornem mais rápidos, fáceis e práticos tanto para o paciente tanto para o médico.

Vamos então analisar as áreas consideradas principais no campo da telemedicina:

·     Telelaudos:

Essa é a área responsável pela emissão de laudos a distância e é uma das áreas mais utilizadas da telemedicina atualmente. A emissão é realizada a partir do uso de softwares de saúde que conseguem cria-los a partir do recebimento de informações de exames como radiografias, ressonâncias, tomografias e os demais exames clínicos.

Esse método garante grande agilidade na emissão dos laudos e ainda diminui os custos dos materiais utilizados para a impressão dos laudos que é o método que é utilizado na medicina tradicional.

 Dessa forma além de cortar os custos você consegue um processo muito mais rápido e eficiente e ainda consegue trazer benefícios devido à redução e geração de resíduos.

·     Teleconsulta:

Esse método garante que o atendimento seja feito a distância, fazendo com que a maioria dos procedimentos clínicos como triagem, orientações e até o acompanhamento ao paciente sejam feitos na sua casa de forma digital.

Dessa forma o paciente consegue realizar sua consulta de forma muito mais rápida e eficiente sem sair do conforto do seu lar. Dessa forma é possível ainda que o próprio medico busque segundas opiniões com outros especialistas, criando assim uma cadeia digital que garante que seu tratamento seja muito mais eficiente.

 Toda essa comunicação é feita através de plataformas digitais, videoconferências, troca de áudios e os demais recursos que o meio tecnológico tem a nos oferecer.

·     Telecirurgia:

Neste modelo de telecirurgia o procedimento invasivo é realizado por um robô que é manipulado por um medico de forma remota. Este modelo de cirurgia exige ainda a utilização de especialistas que estejam aptos para realiza-las.

Mas não é necessário se assustar pois as legislações exigem que é imprescindível haver um médico presente no local para que ele continue o processo casa haja alguma intercorrência.

Esse método ainda não é tão popular, mas já possui suas especificações. O hospital precisa garantir ainda que sejam utilizados software com excelente qualidade que garantem que os comandos feitos pelo medico que realiza o procedimento a distancia sejam executados de forma muito segura pelo robô que os realiza.

·     Telediagnóstico:

A partir dos telelaudos que são emitidos através das clinicas e hospitais é possível que os especialistas de diversas locais do mundo consigam avaliar as imagens e dados apresentados de forma que consigam definir o resultado so seu exame.

Dessa forma é possível perceber que o paciente recebe diversas vantagens, já que não é necessário aguardar por um regulado do exame que demoraria muito mais e sua estado de saúde pode ser averiguado de forma muito mais rápida, permitindo ainda que o tratamento se inicie muito mais rapidamente.

·     Telemonitoramento:

Esse talvez seja um dos mais interessantes modelos de telemedicina já que ele permite que o paciente seja monitorado mesmo que a distância. Essa vigilância dos paramentos de saúde pode ser muito benéfica tanto para uma internação convencional ou domiciliar.

Os dispositivos utilizados tem o intuito de medir os principais sinais vitais do paciente transmitindo-os para o medico e avisando caso haja qualquer alteração significativa.

Mesmo com toda essa tecnologia, para garantir maior segurança para o paciente é imprescindível que haja um médico presente no local para garantir que tudo esteja funcionando de forma adequada e possa lidar ainda com qualquer intercorrência.

 

Conclusão

Como já ficou claro, o intuito desta metodologia é garantir o máximo possível de benefícios para o paciente, proporcionando um tratamento muito mais rápido e eficiente que o modelo convencional.

Toda essa metodologia possui ainda alguns cuidados significativos que devem ser estabelecidos a fim de garantir que seu funcionamento seja realizado da melhor forma e sem causar nenhum risco a saúde do paciente, como também já foi mencionado.

Justamente por isso, o uso deste modelo de medicina é utilizado de forma complementar sempre que necessário ao modelo convencional pois ainda existem algumas práticas que só podem ser realizadas com um médico no mesmo local que o seu paciente.

Entretanto com o frequente e elevado padrão de inovação, essas práticas tendem a se tornar cada vez mais virtuais devido a grande praticidade e agilidade que esse modelo proporcionar.

Vale ressaltar ainda que não há com o que esse preocupar pois todo os procedimentos são feitos que forma que garantam a saúde e integridade do paciente.

Essa estratégia tem se mostrando o futuro da medicina devido a todos os benefícios que ela pode propiciar e merece ser explorada mais a fundo para garantir que todas as suas alternativas sejam utilizadas de forma que auxiliem a vida do paciente e do próprio médico.