Descubra qual o melhor canal de venda do mercado para você vender seus produtos nacionais e importados, com mais praticidade e segurança, pensando no seu momento atual.
Autor: Cida Alves, Cosmo Consultoria[1]
Se você está pensando em vender seus produtos pela internet, vai perceber que existe uma grande vantagem nessa escolha, a principal de todas será a redução de custos, uma vez que não será necessário manter uma loja física.
Você vai precisar apenas de um local para estocar, embalar e despachar os pedidos e isso pode ser feito até em casa, a depender do volume do seu estoque.
O investimento também é muito menor se comparado ao que você teria que desembolsar abrindo uma loja física em um ponto comercial atrativo.
Sem contar que você poderá analisar os resultados de uma forma dinâmica, como por exemplo, o número de visualizações de determinado produto ou o abandono de carrinho, informações que poderão ser utilizadas para orientar mudanças de estratégias futuras.
Para o consumidor, a principal vantagem é poder fazer compras de maneira rápida e fácil, recebendo o produto em casa, sem a necessidade de deslocamento até uma loja física.
O comércio eletrônico pode apresentar diversos canais de vendas. Os mais conhecidos são a Loja Virtual e o Marketplace.
Mas, é possível vender também através de redes sociais e até via e-mail marketing.
O que é Loja virtual ou e-commerce?
A Loja virtual ou e-commerce consiste em uma página na Internet, que utiliza um sistema de gerenciamento de pedidos, onde a empresa oferece e vende seus serviços ou produtos que serão entregues diretamente na casa do consumidor.
O processo é inteiramente realizado pela internet, desde a escolha do produto até o pagamento.
Em geral, abrir uma loja virtual é a solução mais indicada para quem já possui um negócio físico e deseja expandir.
Nessa modalidade, o vendedor é responsável pelo estoque, logística e marketing. É preciso ainda, registrar seu domínio e contratar uma boa plataforma de hospedagem.
O que é Marketplace?
O Marketplace é um espaço virtual destinado ao comércio eletrônico de uma forma bem mais ampla, trata-se de um modelo de negócios que conecta a oferta à demanda.
Ele funciona como um grande shopping virtual. Ou seja, é uma plataforma online que reúne diversos vendedores e/ou prestadores de serviços no mesmo lugar. Nela, o cliente pode comparar os profissionais e escolher aquele que melhor se adeque à sua necessidade.
Exemplos de marketplaces são Mercado livre, Lojas americanas, Amazon, Magazine Luiza, e etc.
Trata-se de uma excelente estratégia para quem já vende produtos ou serviços. Seja em uma loja física ou por outros meios, como redes sociais por exemplo e não gostaria de investir em uma plataforma própria no início. Além disso, aderir ao marketplaces é uma excelente forma de aumentar o faturamento se beneficiando dos visitantes desses sites de terceiros.
Os marketplaces são muito bons em atrair clientes, e não há necessidade de grandes investimentos em marketing digital. Esses sites permitem aos clientes a comparação de preços, qualidade, tempo de entrega e etc.
Nessa modalidade a logística pode ser de responsabilidade do fornecedor, ou seja, o administrador do marketplace não tem nenhum custo com armazenamento ou entrega do produto. Em alguns casos, a depender do seu volume de vendas e modelo de contrato, o marketplace pode assumir o armazenamento e logística dos produtos como a modalidade FULL do mercado Livre.
Porém, antes de decidir é importante estar atento aos seguintes fatos: os custos altos com comissões e a concorrência é grande, para dar certo é importante escolher um nicho de mercado que você domine, ver o que os concorrentes estão oferecendo e encontrar pontos que você pode agregar aos seus produtos para ter um diferencial frente a variedade de ofertas.
É preciso admitir que o empreendedorismo digital chegou para ficar. Por esse motivo, a cada dia surgem novas formas de empreender online. Lojas virtuais (e-commerce) e marketplaces são modelos bem difundidos e conhecidos, pesquise e avalie todas as opções antes de escolher qual deles se adequa melhor ao seu perfil.
_______________________
[1] *Cida Alves – Especialista em Comércio Exterior, Consultora e Empreendedora, fundadora da Cosmo Consultoria em COMEX e CBO do Instituto Amadurecer
Comentários