Nesses tempos de ” fique em casa”, é importante que busquemos qualidade de vida e isso passa dentre outras coisas por termos um olhar atento à nossa postura.
Existe uma postura correta ou incorreta mesmo? NÃO. Existe o possível à cada um, visto que postura é conjunto extremamente complexo, resultante de diversos sistemas que atuam no corpo e varia de indivíduo a indivíduo. Forças físicas, hábitos cotidianos, reações ao que nos acontece emocionalmente também! E isso tudo pode causar desequilíbrios do sistema musculoesquelético, neurológico e emocional podendo nos causar dores incapacitantes ou não e ainda uma condição postural esteticamente “ruim”. Por tudo isso é preciso que fiquemos atentos.
Dicas básicas em especial para nos sentarmos bem, já que estamos online por muitos motivos, né?
Sentar-se sempre em cima dos ísquios, ossinhos do bumbum, permitindo uma posição neutra da nossa bacia, membros inferiores fazendo um ângulo de 90 graus com o tronco, pés bem apoiados no chão.
Olhar ao horizonte, queixo e ombros encaixados pensando em afastamento das orelhas, escápulas estabilizadas, como se estivessem tentando encontrar “os bolsos posteriores da calça”.
Deitar-se preferencialmente de lado com travesseiros entre as pernas e sustentando a cabeça de forma que siga a linha da coluna vertebral. Preciso ficar em DD, barriga para cima? Então coloco sempre um travesseiro logo após a prega glútea o que faz com que a coluna lombar seja protegida igual quando em DV, ficar de bruços, coloco um travesseiro embaixo do umbigo.
E claro lembrar sempre de manter o corpo em movimento!! Daí serão posturas dinâmicas para cada escolha feita.
Cuidar do nosso templo minha gente!
Iracema Gómez é fisioterapeuta integrativa, especialista em terapias manuais ( RPG- Souchard, Concept Söhier- manipulação articular, Facial manipulation- método Stecco), Reiki 3a, Barras de Access,MTVSS e abordagem terapêutica Hameriana.
Obs.: Artigo cedido pelo autor, para publicação no Instituto Amadurecer.
Comentários